Próstata

Como vai sua próstata?

A próstata é uma glândula masculina localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo uma parte da uretra que pesa cerca de 20 gramas, e secreta fluidos que compõem parte do sêmem.

As principais doenças que acometem a próstata são: Hipertrofia Benigna da Próstata (HPB) – que representa o crescimento de um adenoma (tumor benigno), em uma das partes da glândula; Processos inflamatórios e infecciosos – as chamados prostatites e Câncer da Próstata.

Hipertrofia Benigna da Próstata (HPB): Representa o crescimento nodular de uma das regiões da próstata. Sua incidência aumenta progressivamente com a idade, ocorrendo em 40 % dos homens a partir dos 50 anos e em 90 % daqueles com 80 anos. O crescimento da próstata comprime a uretra, causando obstrução mecânica ao fluxo da urina, o que leva à dificuldade para urinar.

A urina estagnada na bexiga favorece o surgimento de infecção urinária e formação de cálculos. O esforço para urinar, em conseqüência da obstrução ao fluxo urinário, aumenta a pressão no interior da bexiga e provoca o aumento de suas camadas musculares. O aumento da pressão dentro da bexiga se transmite aos ureteres e aos rins, podendo levar à doença chamada hidronefrose e culminar com um quadro de insuficiência