Problemas Digestivos

Todo mundo está sem tempo; sem tempo para conversar, para fazer uma nova amizade, para dar carinho e atenção a outras pessoas e principalmente sem tempo para cuidar da sua saúde. Nunca as emergências atenderam pessoas, nos quais 70% delas poderiam ser evitadas com uma alimentação e estilo de vida adequado e saudável. Hoje de cada 10 pessoas, seis têm problemas com prisão de ventre, e entre as mulheres esse número sobe para 9. Isto significa que hoje mais de 60% da população não vai ao menos um vez ao banheiro para evacuar e que diga as mulheres. Conheço casos que ficava mais de 15 dias. Logo a palavra enfezado nada mais significa que uma pessoa cheia de fezes parada no seu intestino.Tudo começa com a seleção dos alimentos que escolhemos para comer, primeiramente escolhemos o que agrada aos olhos e ao paladar e depois escolhemos aquilo que deveria fazer bem para nós quando escolhemos. Depois como estamos com pressa levamos o alimento à boca, mastigamos umas quatro ou cinco vezes, engolimos e para completar, aquele belo copo de líquido, que pode ser desde um suco a uma cerveja, mistura mortal.
Depois não sei os motivos os quais as pessoas não bebem água, de 8 a 12 copos ao longo do dia. O ser humano é composto de 60% a 70% de água, e quando está sendo gerado no ventre materno o que se imagina o que tem lá, será um refrigerante? Não, é água e nutrientes!
E os vegetais, fontes de fibras necessárias pela limpeza e bom funcionamento do intestino, o famoso movimento peristáltico.
Imagina-se que comendo umas folhinhas é o suficiente para ingestão diária de fibras. Uma quantidade ideal seria em torno de 35 gramas de fibras, como folhas, legumes e frutas ao longo do dia. Para termos uma idéia cinco folhas de alface são responsáveis por um grama de fibra, logo quantas folhas serão necessárias para os 35 gramas de fibras?
Hoje os valores nutricionais mudaram, precisamos nos conscientizar que primeiro devemos escolher o que é bom para nossa saúde e depois fazermos um agrado ao nosso paladar.
Para entender o nosso sistema digestivo imagine que ele seja como uma mangueira de água sanfonada e transparente. Quando a mangueira é nova, conseguimos ver a água passando por ela, porém, com o tempo ela vai escurecendo até que não conseguimos mais ver a água. Isso ocorre também com nosso aparelho digestivo. As fibras são responsáveis por limpar a parede do aparelho digestivo e a água serve para expelir a sujeira do intestino, além de ser solução para as reações celulares. Assim sendo, precisamos consumir água de fonte limpa e saudável e escolher alimentos mais funcionais. Vale lembrar que, precisamos mastigar os alimentos de 30 a 50 vezes antes de engolirmos, isso vai melhorar muito a digestão e o bom funcionamento do aparelho digestivo, melhorando as disfunções digestivas e ajudando a reduzir doenças como câncer e suas manifestações. Nosso corpo é formado em torno de 100 trilhões de células, a menor unidade viva de um ser vivo. Logo o que comemos tem influência sim em doenças correlacionadas ao câncer, pois todos nós temos propensão a ter células cancerígenas, mas somos responsáveis em torno de 85% de evitá-las escolhendo melhor os alimentos que comemos e o estilo de vida que procuramos ter!

Colaboração: Adriano José do Amaral Mello Bonato – Engenheiro Químico e Consultor em Nutrição Celular. bonatto@yahoo.com (19) 9190-4197