Pergunte ao Homem que não tinha futuro

Tema: Pergunte ao homem que não tinha futuro – I Crônicas 4:9,10

Introdução: Quando Jabez nasceu, sua mãe deu-lhe esse nome que significa “sofrimento”. Jabez pode ser traduzido como aquele que só traz tristeza, indicando um destino incerto e uma vida de humilhação. Tinha todos os motivos para sentir-se rejeitado e complexado, entretanto ele não desistiu de mudar o seu futuro, e ele fez isso através da oração; Analise comigo os quatro aspectos dessa oração:

I – “Oh! Deus abençoe-me” – Saiba que abençoar faz parte da natureza de Deus, talvez você se sinta indigno de receber, mas Deus tem prazer em lhe abençoar. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á” Lc. 11:9; Às vezes pedimos bênçãos, mas queremos determinar as regras para Deus nos abençoar, por isso mesmo Tiago assinala que muitas vezes deixamos de desfrutar a plenitude de Deus porque pedimos mal. Deus é Poderoso para nos dar muito mais do que pedimos e até mesmo aquilo que nem sequer pensamos em pedir. A benção do Senhor é à base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas e preocupações” Pv 10:22;

II…Amplias os meus termos, ou seja, alongues as fronteiras (vs. 10) – Deus quer que você viva de maneira abundante; Jabez não queria apenas mais terra, ele queria mais influência, maior responsabilidade e mais oportunidades para deixar uma marca para Deus. Jabez queria crescer! Pode parecer egoísmo, mas essa é a visão da fé. Seu negócio é o território que Deus lhe confiou e esta é a sua promessa: “Onde puseres a planta do teu pé eu te darei por herança”. Estabeleça um objetivo digno de alguém que é embaixador do céu aqui na terra, confiando que o nosso Deus é aquele que levanta o homem do pó, desde o monturo o necessitado e o faz se assentar entre os príncipes.

III – Que seja comigo a tua mão – Este é o toque da grandeza! Buscando poder às vezes você tem a sensação de não ser a pessoa certa, mas Deus diz que você é a pessoa certa! Você não foi escolhido para viver de migalhas que caem da mesa do seu Senhor como fazem os cachorrinhos, mas para se assentar na mesa com o rei em lugar de honra como ocorreu com Mefibosete! As mãos do Senhor não estão encolhidas para que não possa te abençoar.

VI – …E me preserves do mal – Precisamos pedir a Deus que nos preserve do mal para que possamos manter segura a herança que recebemos; Jesus disse: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo! O Senhor é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia. (Salmo 46); Você está debaixo da proteção de Deus e nenhum mal lhe sucederá. Mil cairão ao teu lado e dez mil a tua direita, mas tu não serás atingido! Salmo 91.7

Conclusão: “E Deus lhe concedeu tudo o quanto ele havia pedido e foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos” – É certo pedir maior sucesso nos nossos negócios? Sem nenhuma sombra de dúvida a resposta é sim e você foi escolhido para ser um vencedor, para ser cabeça e não cauda. Jabez fundou a cidade de Jabes de Gilleade no território de Manassés. Gileade era campo de bálsamo (para curar as feridas do passado) e Manassés significa esquecimento! Deus está dizendo que a dor e o sofrimento cessaram sob o efeito do bálsamo suave do favor divino e toda lembrança de uma vida de sofrimento, tristeza e humilhação ficaram para trás caindo no esquecimento. Venha ouvir mensagens de consolo, motivação, curas e milagres, auto ajuda e salvação para a sua alma através das reuniões realizadas na Abil todas as quintas-feiras às 19h. Rua do Rosário, 49 Centro.