Aprendendo com Jeosafá

Aprendendo com Jeosafá

806

Aprendendo com Jeosafá – II Crônicas Cap. 20.vs.3

O reino de Israel estava dividido em reino do sul e reino do norte; Jeosafá, um homem justo, temente a Deus, reinava sobre o reino do sul que chamava Judá; Sobre o reino do norte reinava Acabe, um déspota, infiel, corrupto, carnal e idólatra. Esta lição nos mostra o que acontece quando fazemos aliança com pessoas mundanas, infiéis e sem compromisso com Deus.
I – O segredo do sucesso de Jeosafá – Este rei foi um homem próspero e de muito sucesso, mas esse sucesso só ocorreu por três motivos:
1º – Porque ele tinha uma íntima comunhão com Deus – II Cr 17.3,4: “O Senhor foi com Jeosafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não procurou a Baalins.
2º – Porque Ele salientou a importância do estudo das escrituras; Há pessoas que lêem de tudo menos a bíblia sagrada e ainda querem ser abençoadas.
3º – Porque ele priorizou a consagração. Não basta dizer que é cristão, é preciso fazer uma entrega total. Orar, jejuar, contribuir e evangelizar; Ser consagrado é ser separado para o serviço do Senhor.

II – Alianças com Acabe – Acabe era um inimigo disfarçado, ele procurou estabelecer aliança com Jeosafá por várias razões:
1º – Porque ele era muito rico – II Cr. 18.1 o mundo está cheio de pessoas interesseiras, que querem ser seu amigo apenas por aquilo que você tem, na verdade não são seus amigos e sim amigo daquilo que você possui e pode proporcionar a elas.
– Para fazer média ele manda preparar uma grande festa para Jeosafá – cuidado com os lisongeadores (há sempre uma segunda intenção) essa é a estratégia do diabo, aquilo que parece bom pode ser uma armadilha pra você.
A proposta de Acabe: Irás tu comigo contra Ramote de Gileade? Primeiro oferece uma festa para amaciar o ego e depois propõe a guerra (mui amigo) ele entendia tudo de persuasão.
2º – Mesmo na fraqueza Jeosafá demonstrou confiança em Deus; Ele pergunta: Consultaste ao Senhor? Veja que ele vacilou, mas não perdeu a fé! Jeosafá mandou chamar um homem de Deus. Os profetas de Acabe só profetizavam bênçãos (profecias mentirosas) As igrejas hoje estão cheias desse tipo de profeta: só profetizam vitória, carro zero, mansão, etc, mas, o profeta de Deus estava comprometido com a verdade: Micaías prediz a morte de Acabe e é castigado, espancado, preso, come o pão de angústia e bebe a água de amargura. Ser profeta é pagar o preço porque a verdade machuca e você é odiado.
3º– Quando estavam no campo de batalha, no meio da guerra, Acabe sabia que ele era o alvo, então se disfarçou de soldado e deixou Jeosafá com as vestes reais para que ele pudesse morrer em seu lugar, e com isso ele lucraria duas vezes: primeiro se livraria dos inimigos usando o exército de Jeosafá e ao mesmo tempo se tornaria rei de Judá. Cuidado com a sutileza do inimigo, ele quer tomar o seu lugar e ficar com o que é seu. Mas Jeosafá clamou com um grito de desespero e alcançou livramento em En-Gedi que quer dizer rocha de fuga. Nunca é tarde pra você clamar, lembre-se que Deus é nosso refúgio e fortaleza.
III – A grande vitória de Jeosafá
Apesar de suas alianças mal orientadas, ele foi um homem de fé. Ele lutou e venceu no vale! Foi a maior batalha já enfrentada, mas saiu vitorioso e sabe por que?
1º – Porque Jeosafá era homem de Fé – II Crônicas 20.3 Então Jeosafá temeu e pôs-se a buscar o Senhor
“Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor” II Cr. 20.4
Vs. 9 “ Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste e fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois o teu nome está nesta casa e clamaremos a ti na nossa angústia e tu nos livrarás”
Jeosafá reverenciava o nome do Senhor: “ O teu Nome está nesta casa” ele sabia que a vitória era por causa do NOME do senhor.
2º – Porque Jeosafá era humilde – ele reconhecia sua incapacidade – Ah Deus nosso, porventura não o julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós e não sabemos o que faremos ..Porém os nossos olhos estão postos em ti”
3º – Porque Jeosafá era obediente ao Espírito Santo – Jaaziel profetizou: Não temas nem vos assusteis porque a peleja não é vossa senão de Deus; Vs. 17 Nesta peleja não tereis de pelejar: Parai – (não se desespere), Tomai posição (prepare-se para a guerra), Vede a salvação (visão da fé), Não temais nem vos assusteis (creia na vitória), Amanhã (Deus tem um tempo determinado para tudo), Sai-lhe ao encontro (é preciso fazer a nossa parte), Vs. 20 Crede no Senhor e nos seus profetas e prosperais, Vs. 25 foram 3 dias de muita festa e muita prosperidade.
Conclusão – Ele coloca os cantores na frente (prioriza o louvor); A vitória vem através do louvor e da adoração ao Senhor; Deus confunde os inimigos e vale de baca (aflição) passou a ser chamado de vale de Beraca (benção) Hoje Deus coloca um ponto final no seu sofrimento e hoje muda a sua história.
Venha ouvir as mensagens da palavra de Deus todas as quintas-feiras na Abil – Rua do Rosário, 49 – Centro, a partir das 19:30h.

VEJA TAMBÉM

Sem Comentários, Seja o Primeiro!

Comente com sua Conta do Facebook