Gestação

“Um momento mágico que deve ser vivido com muita intensidade”

PRIMEIROS SINTOMAS
Atraso na menstruação;
Seios inchados e doloridos;
Às vezes náuseas e sonolência.

A CONFIRMAÇÃO
Exame de urina: é simples mas no início da gestação pode falhar;
Exame de sangue: é mais preciso e dá uma estimativa do período de gestação.

HEMOGRAMA
O primeiro exame que o obstetra normalmente pede é o hemograma (exame de sangue) completo. Ele acusa as principais doenças que prejudicam a gestação:
Anemia,
Sífilis – você tem apenas até o 4º mês para se tratar
Toxoplasmose – prejudica principalmente o feto ocasionando sérias alterações congênitas quando não leva a morte.
Rubéola – é uma das doenças mais graves na gestante pelos danos causados no bebê: cegueira, surdez, microcefalia – não entre em contato com portadores de Rubéola principalmente nos três primeiros meses de gravidez.
Herpes Genital – o herpes genital também pode ser fatal para o bebê, levando à morte ou à cegueira. COMUNIQUE IMEDIATAMENTE AO SEU MÉDICO, logo no primeiro sintoma.

CUIDADOS ESPECIAIS
Não se auto medique, nem mesmo para curar uma simples dor de cabeça ou gripe. Procure seu médico.

SEIOS – Use sutiã para aliviar o peso, eles estão mais volumosos e pesados. Durante o banho, esfregue suavemente com a bucha macia, massageie e puxe suavemente os mamilos, para formar o bico da amamentação. Sempre que possível deixe tomar sol o bico do seio, para fortalecê-lo ainda mais.

DENTES – Eles tornam-se mais fracos durante a gravidez, por isso é fundamental o reforço na alimentação a base de cálcio. Vá ao dentista regularmente, porem anestesia só com orientação médica.

ATIVIDADES FÍSICAS
Exercícios em geral, ajudam a manter a musculatura rígida e garantem a circulação do sangue e a saúde das pernas. Procure exercícios leves como caminhada natação e ciclismo. Evite exercícios pesados como aeróbica, e ginástica. ATENÇÃO: evite praticar esporte antes do 3º mês, enquanto a placenta ainda estiver se formando.

ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA

SEXO – qualquer atividade afetiva só pode ser bom para você e pra o bebe. Mantenha sua vida sexual normal até o último mês de gestação. O importante é se sentir confortável.

DIRIGIR – Evite dirigir nos últimos 3 meses, pois a barriga fica muito próxima ao volante e qualquer freada pode por em risco a vida do seu bebê.

BELEZA – Cuidados especiais com a pele: use óleos hidratantes para evitar a estrias. Tinturas ou alisantes, nem pensar! Eles são altamente tóxicos e podem prejudicar o bebê.