Cistite

O que é Cistite?
É muito comum escutarmos em nossa comunidade que alguém está com uma cistite. No entanto, muitas vezes a referência não é correta. E sendo, é importante dar-se o devido valor para ela, pois pode estar escondendo outros problemas, até mesmo mais importantes.

Com o avanço da idade, algumas situações tornam os homens mais vulneráveis a essa doença, que se trata de uma inflamação ou até mesmo uma infecção, que se instala na bexiga e por esse motivo gera desejo constante de urinar e sempre acompanhado de muito ardor na saída da urina.

Em casos mais graves, pode até ocorrer sangramento na urina, que quando muito grave, pode ser necessário recorrer a um pronto socorro. Muitas vezes o tratamento necessita do uso de um antibiótico e de assistência médica.

Algumas doenças podem favorecer o aparecimento da cistite, como tumores de bexiga, cálculo (pedra) na bexiga, uso constante de sonda na uretra, incontinência urinária.

Somente no caso do sexo masculino as cistites podem ser sintomas de uma infecção mais grave: a prostatite, que é a infecção da próstata, uma glândula que só o homem tem. E por trás dessa infecção, pode estar um câncer.

É bom lembrar que nem sempre “o remédio que eu tomei da última vez”, ou “foi um amigo que me disse que quando teve cistite tomou e ficou ótimo”, ou “foi um farmacêutico muito bom”, será a melhor e a mais correta atitude.

Portanto, se os sintomas já descritos aparecerem, não duvidem: procurem um médico. E o especialista correto é um Urologista.