Acupuntura

Por* Dra. Líbia de Fátima Figueira Sumitomo

Acupuntura Tradicional Chinesa
Técnica Milenar da Medicina Tradicional Chinesa, fundamentada na teoria da energia que circula no corpo em forma de canais chamados meridianos. Aplicam-se agulhas especiais que estimulam determinados pontos do organismo para regularizar o fluxo de energia interna, restabelecendo o seu equilíbrio e funcionamento normais.
São tomados todos os cuidados de higiene e segurança para você, com o uso de agulhas individuais e importadas.
A acupuntura trata de quase todas as doenças, com altos índices de melhora. Em certos casos, levando à cura total. Algumas das patologias possíveis de tratamento com uso da acupuntura são: pescoço rígido, dor aguda na coluna, fibromialgia, artrite reumatóide, gota, herpes zoster, rinite alérgica, asma, gastrite crônica, enxaqueca, tonturas, paralisia facial, obesidade disfunção da ATM, depressão, insônia, irregularidades menstruais, tabagismo, ansiedade,

Auriculoterapia
É um ramo na especialidade da Acupuntura. Ela foi oficializada pela OMS como uma terapia de microssistema.
Através do pavilhão auricular encontramos zonas específicas distribuídas na superfície auricular que refletem fielmente a atividade funcional de nosso corpo. O pavilhão auricular está estreitamente relacionado com um grande número de canais e colaterais, através dos quais o Qi (energia) e o Xue (sangue) se comunicam expressando a atividade funcional de todo o organismo.

Moxaterapia
É uma técnica que consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais.
As técnicas de moxabustão procuram tonificar as doenças crônicas de Frio. O calor remove a congestão dos vasos sanguíneos e move o Qi e o sangue que finalmente remove a dor; tem efeitos gerais de vasodilatação, aumentando a circulação, potencializando a nutrição e a atividade dos Zang Fu (órgãos/visceral). Os resíduos metabólicos, são removidos diminuindo, assim, o espasmo muscular e a dor.

Ventosaterapia
E uma modalidade complementar de tratamento da congestão local por meio do vácuo parcialmente fabricado em áreas ou pontos da acupuntura. “Isso estimula o sistema imune e promove a circulação sanguínea”.
Portanto, ao estimular os mesmos pontos usados na acupuntura, pode-se aliviar uma série de sintomas de doenças, como resfriados, tosse, gripe, bronquite, pneumonia, cólica, soluços, enxaqueca, indigestão, insônia, artrite, reumatismo, tensão muscular, lombalgia, torcicolo e bursite.

A ACUPUNTURA É RECONHECIDA PELA “O.M.S.” (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE). TEM AJUDADO CADA DIA A UM NÚMERO MAIOR DE PACIENTES TANTO NO ORIENTE COMO AQUI NO OCIDENTE.

A Dra. Líbia de Fátima Figueira Sumitomo, é acupunturista formada e atende pelo convenio da Abil atendendo em seu consultório na Rua Benjamim Constant nº 1478 – Centro – telefone: (19) 3434-0801 ou 9643-2280. Após o agendamento basta retirar uma guia em nosso escritório.